Conectado como:
filler@godaddy.com
Conectado como:
filler@godaddy.com
Tokenização é o processo de emissão de uma representação digital de um ativo em um blockchain. Envolve a conversão da propriedade de um ativo — como uma obra de arte, uma mercadoria ou ações de uma empresa — em um token digital armazenado no blockchain. O token representa o ativo e é usado para rastrear e transferir a propriedade desse ativo.
A tokenização também fornece acesso a mercados financeiros totalmente novos, permitindo que ativos que historicamente ficaram isolados em ambientes desconectados existam em um espaço comum.
Pense desta forma: você sempre quis ter um Monet, mas o mercado é escasso e quando um chega ao mercado, é incrivelmente caro. Tipo, loucamente caro.
Mas uma empresa que faz tokenização de arte está criando uma versão digital tokenizada de um belo Monet apoiada por uma cópia física da pintura exibida em um museu em Londres.
Por causa da forma como a tokenização funciona, você pode comprar um token digital que representa uma participação na pintura. Então, com muito menos aborrecimento do que comprar um Monet tangível, você agora é um proprietário parcial da pintura graças à tokenização.
Embora o processo técnico para tokenizar ativos do mundo real seja muito detalhado, nós o dividimos em seis etapas de alto nível para lhe dar uma ideia melhor da tokenização de RWAs.
Digamos que uma empresa queira tokenizar um ativo do mundo real.
Etapa 1: Selecionando o ativo a ser tokenizado
Primeiro, eles precisam descobrir o que você quer tokenizar. Embora possa ser qualquer coisa, não deve ser qualquer coisa . A empresa encontra um ativo do mundo real que tenha valor e possa se beneficiar da tokenização e exposição no blockchain. Isso pode variar de um ativo tangível, como imóveis ou petróleo, a ativos intangíveis, como propriedade intelectual ou direitos musicais. As possibilidades de tokenização são infinitas — desde que o ativo tenha valor.
Eles precisarão que seu RWA passe por um processo completo para examinar o ativo adequadamente. Esse processo considerará fatores como:
Depois de encontrar o RWA certo, a empresa pode passar para a Etapa 2.
Etapa 2: Definindo o tipo de token
Existem vários tipos diferentes de tokens a serem considerados, que você pode explorar neste artigo .
Eles também precisarão considerar o número de tokens a serem criados para seu ativo, o mecanismo que rege a cunhagem de tokens, bem como outros parâmetros e conjuntos de regras personalizados.
Etapa 3: Conformidade legal e aprovação regulatória
Para garantir a conformidade regulatória, o processo de tokenização deve aderir às estruturas legais que regem a classe de ativos e a jurisdição. Então, antes que a empresa possa tokenizar seu ativo e disponibilizar os tokens para propriedade, ela precisa passar por procedimentos de conformidade e obter a aprovação regulatória relevante.
Esta etapa ajuda a estabelecer uma base transparente e segura para a representação digital do ativo do mundo real e garante que os tokens sejam legalmente reconhecidos e aplicados. Isso também ajuda a empresa a evitar situações em que os compradores de tokens assumem incorretamente a propriedade de um ativo sem legitimidade legal .
Etapa 4: Escolhendo um blockchain
Depois de resolver as questões legais, a empresa precisa encontrar a rede blockchain certa, mais adequada para seu RWA tokenizado. Eles vão querer ter certeza de que o blockchain escolhido tem capacidades de contrato inteligente.
Contratos inteligentes, contratos autoexecutáveis com os termos do acordo escritos em código, desempenham um papel fundamental na tokenização de RWA. Esses contratos automatizam processos como distribuição de dividendos, governança e transferências de propriedade, reduzindo a necessidade de intermediários.
Além disso, a empresa precisará considerar se os tokens devem ser emitidos em um blockchain público ou autorizado.
Etapa 5: Criação do token
Agora, a empresa tem que realmente criar seus tokens. Tokens digitais representando propriedade ou ações do ativo do mundo real precisam ser programados por desenvolvedores para serem transformados em representações de blockchain de uma fração ou unidade específica do RWA.
Serão necessárias decisões sobre o fornecimento total de tokens para seu ativo e modelos de distribuição, como unidades de propriedade fracionada ou inteira.
Etapa 6: Distribuição
Os tokens são então distribuídos para investidores ou participantes que detêm uma participação no ativo tokenizado do mundo real. Isso permite propriedade fracionada e amplia o acesso a uma gama maior de investidores.
Há muitos benefícios em tokenizar ativos do mundo real, incluindo:
Eficiência. Tokenizar RWAs permite que ativos de alto valor sejam negociados de forma eficiente a qualquer momento em bolsas digitais, ignorando corretores e agilizando transações globais em escala.
Confiança e Transparência. A tecnologia blockchain fornece visibilidade total sobre a propriedade de ativos e atividade de transação com registros públicos e imutáveis. Você pode alavancar a auditabilidade inerente da tecnologia blockchain para diminuir o risco sistêmico geral. O blockchain ajuda a estabelecer título e procedência claros, ao mesmo tempo em que previne fraudes por meio do rastreamento aberto de transferências, penhoras e muito mais.
Conformidade. Esses contratos inteligentes que mencionamos na Etapa 4 acima podem automatizar requisitos regulatórios e verificações KYC/AML para conformidade. Os tokens digitais podem potencialmente simplificar a conformidade com os requisitos de relatórios fiscais com ferramentas integradas e livros-razão públicos.
Custos reduzidos. Ao cortar intermediários, a tokenização de ativos do mundo real reduz taxas transacionais e despesas de documentação. E é possível que a administração contínua de tokens por consenso de blockchain possa potencialmente reduzir os custos de manutenção.
Liquidez Melhorada. Quando você fraciona RWAs, você facilita maior liquidez. Como os tokens que representam os RWAs podem ser negociados em tempo real a qualquer momento, a negociabilidade constante cria um novo mercado secundário que não existia antes.
Acessibilidade . E graças a essa fracionalização de RWAs, um conjunto mais amplo de usuários pode acessar e usar os ativos que, de outra forma, seriam inatingíveis para eles.
Embora a tokenização RWA tenha imenso potencial, desafios como conformidade regulatória, infraestrutura tecnológica e aceitação de mercado precisam ser abordados. Além disso, o risco de ameaças cibernéticas e a necessidade de uma estrutura legal robusta ressaltam a importância de uma abordagem cautelosa e bem pensada.
A tokenização de ativos do mundo real representa uma mudança de paradigma no cenário financeiro, desbloqueando novas possibilidades para investidores e remodelando noções tradicionais de propriedade de ativos. À medida que a tecnologia continua a avançar, a sinergia entre ativos do mundo real e a tokenização baseada em blockchain provavelmente redefinirá as oportunidades de investimento, oferecendo um ecossistema financeiro mais inclusivo e eficiente para todas as partes interessadas.
Tudo pode ser Tokenizado, porém o processo precisa fazer sentido, tanto financeiramente quanto tecnologicamente.
Contate-nos e conheça as possibilidades que esse mundo digital pode abrir para você e para seus negócios.
NextGen Asset Tokens
Copyright © 2024 NextGen Assets – Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por GoDaddy
Usamos cookies para analisar o tráfego do site e otimizar sua experiência nele. Ao aceitar nosso uso de cookies, seus dados serão agregados com os dados de todos os demais usuários.